Dia Nacional dos Moinhos

“ era das pedras, dos rios, das gentes…”

Hoje assinala-se o Dia Nacional dos Moinhos.

Sobreposta e, nomeadamente, o seu lugar de Lageosa, tem uma grande riqueza patrimonial ligada aos moinhos situados nas margens dos rios Torto e Febras. Além de outros moinhos espalhados na paisagem rural, podemos dizer que há cinquenta anos atrás, havia em Lageosa dois grandes centros industriais:

  • Portuguediz, com a indústria da moagem onde laboravam dezenas de moinhos que abasteciam, diariamente, de farinha as freguesias de Espinho,Sobreposta, Pedralva e Louredo;
  • Tojeira, onde se situavam 3 unidades industriais: o moinho de cereal, o lagar de azeite e o engenho de serração madeira.

Em 1995 foi constituída a Associação Cultural e Recreativa Moinhos dos Rios Torto e Febras. Esta associação tem a sua sede em Briteiros e a sua actividade estende-se, como é óbvio, a Sobreposta e aqui tem muitos associados.
Este património está a mostrar muitos sinais de degradação e a sua recuperação poderia constituir uma grande alavanca para o desenvolvimento da nossa terra.
A nossa Associação é, agora, proprietária de um moinho – o moinho da Figueira – situado em Portuguediz e que nos foi oferecido pelo senhor Joaquim Vieira de Macedo. Vamos empenhar-nos em recuperá-lo e colocá-lo à disposição da comunidade para visitas como incentivo a que outros proprietários de moinhos não deixem perder tão valioso património.

Neste dia em especial, vem-nos à memória a herança preciosa do Eng. Inácio de Vasconcelos, recentemente falecido, que durante muitos anos presidiu à Associação Cultural e Recreativa Moinhos dos Rios Torto e Febras! Por formação académica poderia ser apenas o Homem de planos geométricos, de cálculos matemáticos, de frias e rigorosas concepções da Física… Mas não! Foi tudo isso, certamente, e com vasta competência e obra feita. Mas foi muito mais,para nosso enriquecimento – foi Homem da cultura e dasolidariedade. Foi, – como escreveu um dos seus netos por ocasião do seu falecimento – o Homem “das pedras, dos rios, das gentes…”!

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Associação Cultural e Recreativa Moinhos dos Rios Torto e Febras, Cultura, Efemérides, Moinhos, Portuguediz, Rio Febras, Rio Torto, Sobreposta, Tojeira. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s